Experiências interessantes em Londres
Autora: Amber-Louise Large
Londres está repleta de coisas para fazer. A maioria das listas dos turistas inclui andar num autocarro de dois andares, uma visita aos Beefeaters na Torre de Londres, posar junto a uma cabina telefónica vermelha junto ao Big Ben e empanturrar-se com scones. Estas são, evidentemente, excelentes formas de passar o seu tempo. Mas se quiser ver mais da cidade, temos informação privilegiada sobre os segredos escondidos e as peculiaridades de Londres. Afinal de contas, estamos em casa e estamos prontos para lhe dar as boas-vindas.
Se gosta de museus, vai adorar o London Mithraeum
Depois de procurar (e esperemos que tenha encontrado porque por vezes ele muda de sítio) o dinossauro Dippy no Museu de História Natural e de ter visto os grandes sucessos do Museu Britânico, mergulhe num antigo templo romano por baixo de um edifício de escritórios da Bloomberg na City. Os seguidores da religião misteriosa do Culto de Mitra reuniram-se pela primeira vez nesta morada subterrânea em segredo – rodeados de sussurros e neblina – por volta de 240 d.C. Os restos reconstruídos do Templo de Mitra podem ser visitados gratuitamente e são uma experiência mística: é tudo muito envolvente, pois de vez em quando as luzes baixam, a água pinga, os cânticos começam e uma imagem de Mitra, o deus, brilha. Espere o enigmático.
Sugestão importante: Mais de 600 objetos perdidos por alguns dos primeiros londrinos estão aqui expostos – procure o mais antigo documento escrito registado na Grã-Bretanha.
Rosewood London
Pavonear-se neste pátio empedrado, escondido por trás de uma grande fachada eduardiana, parecerá um acontecimento maior do que entrar em muitos dos antigos edifícios consagrados de Londres. Lá dentro, o Scarfes Bar revestido a madeira é o local noturno mais romântico da capital e a enorme escadaria de mármore conduz às luxuosas e sóbrias suites – repletas de linho branco e poltronas de pele. Vai sentir-se como uma celebridade, mas daquelas que não gostam da imprensa – mais do género William e Kate do que Kim e Kanye.
À conquista do ouro
Por baixo do tecto curvado incrivelmente futurista do Centro Aquático de Londres (com design inspirado no movimento da água) concebido por Zaha Hadid para os Jogos Olímpicos de Londres de 2012, encontram-se duas piscinas olímpicas de 50 metros, pranchas, um ginásio e lugares para 2.800 espectadores.
Se gosta dos parques de Londres, vai adorar dar um passeio em Little Venice
Se já fez um piquenique junto ao coreto no Hyde Park e esteve no lago de barcos no Regent's Park, dê um passeio por Little Venice. Siga o Regent's Canal para ver os barcos a balançarem lentamente em saudação e ouvir os pássaros a cantarolar nas árvores que ladeiam a água. Passe por uma barcaça de teatro de marionetas, um café que se estende sobre uma ponte e talvez até um cantor a fazer uma serenata para os casais na sua gôndola. Siga em direção a Camden para ver os barcos coloridos com terraços ensolarados e as enormes mansões de Maida Vale antes de chegar ao icónico mercado repleto de roupas vintage e de roulottes de comida.
Dica importante: Antes de chegar ao Camden Market, verá um desvio com um sinal a apontar para a esquerda, em direção a Primrose Hill. Talvez queira fazer uma pausa no parque para apreciar a vista.
Comida de rua
Se é um banquete de comida de rua que procura, faça uma paragem na Hawker House. Rodeado de restaurantes elegantes e famosos, este armazém de fast-food refrescante em Canary Wharf reúne talentos em gastronomia inovadores para lhe oferecer um menu a um preço mais acessível.
O País das Maravilhas vintage
Se gosta de comprar antiguidades e de encontrar achados peculiares, também vai querer adicionar a LASSCO Brunswick House à sua lista.
Se gosta de arte, vai adorar a Casa de Dennis Severs
É difícil definir a casa de Dennis Severs. É teatro, é arte... como diz o lema da casa: "ou se vê ou não se vê". Esta casa da era georgiana, em Spitalfields, é como um museu vivo, concebido para parecer que uma família ficcional do século XVIII acabou se sair há instantes. Pense em chávenas de chá deixadas em cima de mesas e pilhas de cartas sob penas de tinta. Tudo brilha à luz das velas e o fumo da madeira penetra nas divisões. Há uma verdadeira sensação de efemeridade. Pode fazer uma visita descontraída, em que não é permitido falar, num sábado ou optar por uma visita silenciosa num domingo. Todos os seus sentidos são aguçados durante a experiência silenciosa: os relógios fazem tiquetaque e as lareiras crepitam na quietude.
Dica importante: Se estiver de visita num domingo, vá ao Columbia Road Flower Market (aberto das 8h00 às 14h00) enquanto estiver na zona para ver vasos cheios de flores coloridas e juntar-se aos londrinos que seguram ramos de flores nos braços enquanto procuram antiguidades.
Se gosta de comer como um habitante local, vai adorar um bagel em Brick Lane
Rolo de carne e puré cobertos de molho, scones com natas, "fish and chips" envinagrados – depois de provar alguns pratos clássicos britânicos, siga para Brick Lane. Sente-se num restaurante indiano para degustar uma refeição requintada ou coma qualquer coisa rápida no Beigel Bake. Esta pequena padaria serve bagels perfeitamente macios e estaladiços, recheados com carne salgada e outros recheios deliciosos, está aberta ao público desde 1974. Está aberta 24 horas por dia/7 dias por semana, pelo que os londrinos podem fazer as suas encomendas às 3 da manhã, e é uma instituição de East London. Os atuais Príncipe e Princesa de Gales visitaram-na em 2020 – o que significa que não precisa de ir ao Palácio de Buckingham para estar onde a realeza esteve, basta ir a Beigel Bake.
Dica importante: Pare no Brick Lane Market quando estiver na zona. Os compradores vintage afluem aqui para vasculhar um mar de ganga, tweed, lantejoulas e streetwear.
Se gosta do metro de Londres, vai adorar explorar estes túneis
A maioria das pessoas utiliza o metro durante as suas férias em Londres. Poucas pessoas passam por uma estação desativada ou vêem um abrigo secreto de guerra na rede de túneis. Os tours Hidden London do Museu dos Transportes de Londres dão-lhe a oportunidade de ver literalmente para além da superfície da cidade. Pode entrar numa estação fechada e num abrigo antiaéreo do tempo da guerra durante o tour Aldwych ou caminhar por túneis escondidos sob o West End no tour Charing Cross. Fique atento(a) aos cenários de filmes utilizados em produções britânicas como Paddington e Skyfall. Em alternativa, descubra as salas de espera vitorianas originais e os cartazes no tour de Baker Street. Verá mais do metro do que a maioria dos habitantes locais alguma vez verá.
Dica importante: Reserve com antecedência e certifique-se de que o tour que escolheu é o mais adequada para si. É necessário caminhar muito e o acesso é feito através de por escadas. As crianças com menos de dez anos não podem participar.
Se gosta das vistas do The Shard, vai adorar subir a Parliament Hill
Londres parece incrível de todos os ângulos, quer esteja a rodar numa cápsula do London Eye, a beber espumante no topo do The Shard ou a estender um tapete de yoga no Sky Garden. No entanto, as rodas-gigantes e as torres não são a única forma de obter vistas panorâmicas – os londrinos dirigem-se aos parques da cidade quando querem ter a linha do horizonte na sua linha de visão. O Parliament Hill, em Hampstead Heath, com a sua vista panorâmica sobre a cidade de Westminster, é um dos locais preferidos dos habitantes locais que gostam de fazer piqueniques: casais apaixonados e grupos de amigos com cestas de frutas reúnem-se frequentemente no cume para ver o pôr do sol.
Dica importante: Passe um dia em Hampstead. Explore as lojas independentes em Hampstead Village e nade nos lagos de Heath antes de encontrar um lugar no Parliament Hill para apreciar o pôr do sol.