Assistência em viagem

Crianças que viajam desacompanhadas

Se o seu filho estiver prestes a embarcar numa aventura a solo, aqui está tudo o que precisa de saber para ajudá-lo a garantir que tudo corre bem. 

Idade mínima para viajar sozinho

Permitimos que jovens com mais de 14 anos viajem sozinhos nos voos domésticos ou internacionais da British Airways. 

As crianças com menos de 14 anos não podem viajar sozinhas na British Airways. Para que possam viajar connosco devem viajar acompanhadas por alguém com 16 anos ou mais incluído na mesma reserva ou numa reserva associada. 

Não aceitamos responsabilidade parental por jovens que viajem sozinhos. Os jovens viajantes devem ser capazes de se deslocar sozinhos nos aeroportos de partida e de chegada e viajar no(s) seu(s) voo(s) sem um acompanhante. 

As nossas companhias aéreas parceiras podem ter outros regulamentos, limites de idade e encargos, pelo que deve consultar diretamente as respetivas políticas. A nossa parceira SUN-AIR da Escandinávia tem uma política diferente, descrita abaixo.

Reserva e preparação da viagem

Para os jovens com 14 ou 15 anos que viajem sozinhos, a reserva será feita como um adulto. Para reservar o bilhete, contacte-nos , uma vez que não conseguirá efetuar esta reserva online. 

Antes de chegar ao aeroporto, certifique-se de que preencheu e guardou o seguinte: 

Estes três documentos devem permanecer sempre na posse da criança durante a viagem. 

O seu filho também deve ter sempre:

  • Qualquer medicação necessária e/ou atestados de saúde
  • Método de pagamento para quaisquer despesas, que funcione no estrangeiro.
  • Um telemóvel para comunicar com os seus pais ou tutores e com a pessoa que o irá buscar no destino. Os telemóveis e dispositivos devem estar totalmente carregados, com crédito suficiente e com o roaming internacional ativado para viagens ao estrangeiro.

Pode ser útil ver os mapas do terminal do aeroporto com o seu filho antes de chegarem ao aeroporto para se familiarizem com o percurso. 

 

No aeroporto

Chegue pelo menos duas horas antes da hora de partida prevista do voo do seu filho. Os jovens com 14 ou 15 anos que viajem sozinhos não podem fazer o check-in online. Dirija-se com o seu filho ao quiosque de check-in e fale com um dos nossos agentes.  

Pode acompanhar a criança até à porta de controlo de segurança. Qualquer pessoa que não viaje connosco não pode ultrapassar este ponto pois não podemos oferecer passes de acesso à porta de embarque em nenhum dos nossos aeroportos. Os colegas de aeroporto poderão informar até onde pode ficar perto do seu filho antes de este ter de passar pelo controlo de segurança e seguir para a porta de embarque. 

Alguns aeroportos oferecem assistência paga para ajudar os clientes na porta de embarque. Consulte o website do aeroporto para obter mais informações. 

Verifique regularmente os painéis de partidas para obter informações sobre a porta de embarque e a hora, e certifique-se de que a criança sabe como encontrar o caminho para a porta de embarque correta para o embarque. 

Recomendamos que aguarde até que o voo descole antes de sair do terminal e que informe o adulto que a vai buscar ao destino para onde se dirigem. 

Interrupção

No caso infeliz de um atraso ou cancelamento de um voo longo, o nosso Formulário de autorização detalha o processo que seguimos para entrar em contacto com os adultos indicados para buscar a criança. 

Caso seja necessário pernoitar devido a uma ligação perdida ou a um desvio, tenha em atenção que muitos táxis e hotéis não permitem que os jovens viajantes utilizem os seus serviços, a não ser que estejam acompanhados por um adulto. 

Avise o seu filho que não saia do aeroporto a menos que:

  • seja acompanhado por um membro de uniforme dos nossos funcionários de terra ou por um agente da polícia; e 
  • tenha contactado os pais ou o tutor.

Diga à criança para falar com um membro da equipa se tiver dúvidas ou precisar de ajuda.

Jovens que viajam sozinhos em voos da SUN-AIR

A SUN-AIR, a nossa companhia aérea parceira, permite que crianças pequenas com cinco a 11 anos viajem sem os pais ou sem um tutor legal desde que contacte previamente a companhia aérea. As crianças com mais de 12 anos podem viajar desacompanhadas em voos operados pela SUN-AIR, apesar de os passageiros jovens com 12 a 16 anos poderem utilizar o serviço destinado a Menores Não Acompanhados da SUN-AIR, se este for pedido.

Terá de reservar e pagar o serviço de Menores Não Acompanhados da SUN-AIR com antecedência. Não é possível reservar este serviço online, contacte a SUN-AIR para obter mais informações e fazer a sua reserva.

Rotas SUN-AIR